in

Casa Branca reafirma que Obama fará Reforma Migratória ainda esse ano

Josh Earnest, secretário de imprensa da Casa Branca, anunciou que “a maior parte do trabalho” já está pronta

Durante uma coletiva com repórteres realizada na tarde de sexta-feira (12), o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, reconfirmou que o Presidente Obama fará um pronunciamento e usará o seu poder executivo para reformar o sistema migratório até o final do ano. Ele acrescentou que “a maior parte do trabalho” já está pronta.

“Nós estamos em posição de afirmar que a vasta maioria do trabalho já está pronta”, disse Earnest em resposta à pergunta feita por Zeke Miller, da revista Time. “A grande parte do trabalho já está pronta”.

“O trabalho restante estará pronto em tempo suficiente para que o presidente faça um pronunciamento antes do final do ano”, acrescentou. “Ainda há algumas decisões adicionais que precisam ser tomadas”.

Earnest também disse que Obama vem trabalhando com o promotor público geral Eric Holder, do Departamento de Justiça, e o secretário do Departamento de Segurança Interna, Jeh Johnson “há meses” para tomar decisões sobre o que fazer com relação ao assunto. O presidente também tem aceito sugestões de grupos de ativistas, líderes religiosos e empresários.

Semana passada, a Casa Branca anunciou que Obama suspendeu a ação executiva que atualizará o sistema migratório até depois das eleições gerais em 4 de novembro. A decisão representa um esforço em salvar candidatos democratas vulneráveis da possível retaliação por parte de eleitores conservadores. Inicialmente, o presidente havia prometido usar seu poder executivo sobre o tema até o final do verão.

Conhecida por bater recordes na deportação de imigrantes indocumentados, a administração Obama surpreendeu mais uma vez após ele ter anunciado no sábado (6) que utilizaria o seu poder executivo para mudar as leis migratórias somente depois das eleições em novembro. Apesar de defender a reforma migratória, os mais de 2 milhões de estrangeiros deportados durante o seu governo tem feito com que ativistas pedissem a suspensão da política de deportação de Obama e a votação em uma reforma migratória ampla que atualize as leis ultrapassadas do país. Na ocasião, a decisão de Obama dividiu opiniões e pôs em cheque o seu comprometimento com o tema e a vida de milhões de imigrantes indocumentados que residem e trabalham no país.

Logo após o pronunciamento do adiamento da ação executiva para depois das eleições de novembro, vários jornalistas, ativistas e especialistas no tema comentaram a decisão do presidente:

“A decisão do Presidente Obama em atrasar toda ação executiva no que diz respeito aos milhões de imigrantes indocumentados no país até depois das eleições é uma crise política que totalmente uma criação dele. O que Obama e seus conselheiros falharam em levar em consideração foi a retaliação em seu próprio partido para uma ação executiva ampla por um presidente não popular sobre um tema polêmico. Obama impôs uma série de prazos a ele mesmo que a realidade política eventualmente os tornaram impossíveis”, disse Chris Cillizza, do The Washington Post, após a notícia do adiamento da ação executiva.

“O custo humano do atraso é óbvio, mas o resultado político será o mesmo que os conselheiros do presidente esperam? Os republicanos certamente continuarão a concorrer com medo de uma reforma migratória (pessoas de pele marrom), enquanto os eleitores latinos são pedidos novamente para esperarem pacientemente e acreditarem que os democratas farão a coisa certa algum dia. Os ativistas defensores da reforma migratória estão definitivamente infelizes”, disse Laura Clawson, do Daily Klos.

Fonte: Brazilian Voice

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

DJ Evr Master se apresenta em MARTHA’S VINEYARD

Sorveteria orgânica em Miami com toque brasileiro