in

Casa da America Latina em Lisboa promove evento literário

A Casa da América Latina recebe no dia 22 de janeiro, “Literatura Futebol Clube – Usar as mãos para contar o que se faz com os pés”, uma conversa literária sobre futebol que contará com a presença de Sérgio Rodrigues e Vasco Mendonça e com leitura de textos a cargo de Ricardo Oliveira Duarte (trechos de Galeano, Nelson Rodrigues, Martin Caparrós, Juan Villoro, Javier Marías, evocando Cabrera Infante…). este evento é organizado em conjunto com a Fundação Saramago.

“O brinquedo essencial do homem é a bola. Quem ganha uma bola descobre dois mundos, o de dentro e o de fora. Um Psicólogo do futebol imagina a seguinte cena: meninos jogam na rua; a bola sobra para o cavalheiro que passa. Que fará o austero transeunte? Ficará indiferente? Devolverá a bola com as mãos? Já vimos todos nós o que ele irá fazer: o homem, sem perder a gravidade rebate a bola com o pé, aparentemente para prestar um serviço à garotada, mas na Verdade porque não resiste ao elástico e impulsivo prazer de dar um chute. É sempre um grande prazer, uma das coisas agradáveis da vida, dar um chute na bola, sobretudo quando conseguimos colocá-la na meta almejada.”

Paulo Mendes Campos

Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista e crítico literário brasileiro, vencedor do 12º Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura (2014) nas categorias Romance e Grande Prémio pelo livro O drible(Companhia das Letras), um drama de família que tem como pano de fundo cinco décadas de história do futebol brasileiro.

O romance O drible (2013) foi lançado em abril de 2014 na Espanha, com o título El regate e tradução de Juan Pablo Villalobos, e em francês como Dribble no ano seguinte, traduzido por Ana Sardinha e Antoine Volodine. Saiu ainda em Portugal e na Dinamarca. Segundo o jornalista João Máximo, trata-se do “melhor romance já escrito sobre futebol em qualquer idioma”

Durante o Campeonato do Mundo no Brasil, publicou no jornal francês Le Monde um folhetim policial em 24 capítulos chamado Jules Rimet, meu amor, sobre o roubo da taça da FIFA conquistada definitivamente pela seleção brasileira em 1970. O folhetim foi lançado em português no formato e-book.

22 de janeiro
19h00
Casa da América Latina

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Angelina Jolie tem um novo amor, um cineasta cambojano

‘Big Brother Brasil’ pode ser visto em Portugal pela Globo Now