in

Crise brasileira impulsiona novo fluxo migratório para Inglaterra e Japão

Ambos os países são o destino preferido de inúmeros imigrantes que retornaram ao Brasil na virada da primeira década de 2000.

Atraídos pelo “renascimento” econômico brasileiro, inúmeros imigrantes deixaram durante a virada da primeira década de 2000 os países onde viviam e tentaram novamente a oportunidade em sua terra natal.  A “vontade” de retornar ao Brasil foi acentuada pela crise econômica que assolou as principais economias globais, que fez com que o valor do dólar caísse e, consequentemente, o real se tornasse mais atraente.

Segundo uma matéria publicada no Estadão em 6 de abril, “a crise atual parece despertar novos planos em parte dos brasileiros”, entretanto, desta vez, o termômetro das mudanças não são estatísticas divulgadas por órgãos oficiais, mas empregadores informais e entidades comunitárias no Japão e Inglaterra, países que concentram uma considerável quantidade de brasileiros na Ásia e Europa. Por parte das autoridades, a Embaixada do Japão no Brasil reconheceu o aumento dos pedidos de visto de trabalho no país.

Além dos novos imigrantes, o novo fluxo também inclui brasileiros que já viveram no exterior e que, com a persistência da crise, decidiram tentar a vida novamente fora do Brasil. O jornal citou o exemplo de Londres, onde os imigrantes brasileiros dominam o mercado de entregas rápidas (motoboys), na capital do Reino Unido. A administração da ONG Casa do Brasil também percebeu a nova tendência. Carlos Mellinger, presidente da entidade, disse ao Estadão “haver um número crescente de pessoas chegando para tentar a vida” e o “real fraco faz o salário em libras ser ainda mais atrativo”.

Na capital britânica as atividades profissionais preferidas dos brasileiros são: Construção civil, restaurantes, serviços de limpeza e entregas rápidas (motoboys).

Fonte:  Brazilian Voice

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Brasileiro transforma o lixo em luxo em Nova York

Artesã brasileira que viveu na Europa prepara lançamento de grife para cães