in

Justiça confirma pena contra eletricista de Picasso por ocultar 271 obras

Um tribunal de apelação francês confirmou nesta sexta-feira a condenação com direito a sursis de dois anos de prisão contra o eletricista de Pablo Picasso e sua esposa por terem ocultado durante 40 anos em sua garagem 271 obras do artista.

O acusado, Pierre le Guennec, e sua esposa, Danielle, não conseguiram convencer a justiça de que a viúva de Picasso, Jacqueline, havia dado a eles as obras, e o tribunal de apelação de Aix en Provence (sudeste francês) confirmou a sentença de primeira instância decidida em 2015.

O tribunal de apelação confirma “todas as disposições civis e penais” do veredicto do tribunal de primeira instância de Grasse de 2015, o que implica a restituição de todas as obras em posse dos condenados a Claude Ruiz Picasso, representante dos seis herdeiros no julgamento.
As 180 obras e um bloco de 91 desenhos – sem assinatura e não inventariados quando o pintor morreu, em 1973 – reapareceram em 2010 quando Le Guennec entrou em contato com Claude Picasso para que os autenticasse.

Os herdeiros apresentaram imediatamente uma denúncia judicial por roubo.

No julgamento de apelação, Pierre Le Guennec mudou sua versão dos fatos, afirmando que meses após a morte de Picasso sua viúva pediu que armazenasse entre 15 e 17 sacos de lixo que continham obras do artista.

Algum tempo depois, acrescentou o acusado, a última esposa do pintor lhe pediu que devolvesse as sacolas, menos uma, que lhe deu de presente como forma de agradecimento.

Para Le Guennec, a viúva de Picasso “talvez” quisesse que estas obras não constassem no inventário de herança.

Fonte: UOl

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

15 anos depois, Fernanda Pontes faz nova participação em Malhação

Sumiço de Kim Kardashian gera crise financeira entre paparazzi