in

Morreu o arquiteto criador da Pirâmide de Vidro do Louvre

Morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 102 anos, I. M. Pei, um dos arquitetos mais reverenciados do mundo. Nascido na China e naturalizado americano, se tornou uma lenda ao projetar a Pirâmide de Vidro do Louvre, em Paris.

Encomendada pelo então presidente francês François Mitterrand, em 1984, a estrutura de 20,6 metros de altura é constituída por 603 losangos e 70 triângulos de vidro provocou muita polêmica a princípio porque as pessoas não admitiam que um edifício futurista fosse colocado em frente ao Museu do Louvre, com sua arquitetura clássica. Com o passar do tempo, a pirâmide conquistou a simpatia dos franceses e se tornou um exemplo de fusão bem sucedida do velho e o novo, do clássico e o ultramoderno.

I.M. Pei foi contratado por William Zeckendorf em 1948, pouco depois de se formar em arquitetura em Harvard, para supervisionar o projeto de edifícios produzidos pela firma. Na época em que a maioria de seus colegas de faculdade se considerava sortuda por projetar uma casa, Pei se viu envolvido em projetos de arranha-céus, e ele usou essa experiência como um trampolim para criar sua própria empresa, a IM Pei & Associates, montada em 1955 com Henry Cobb e Eason Leonard.

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Isabelle Drummond dá um tempo em ‘Verão 90’ para arrasar em Nova York

Garçom se atrapalha e serve por engano vinho de R$ 23 mil a cliente