in

Nova Porsche Cayenne passa por série de mudanças

Segundo modelo mais vendido da Porsche, Cayenne muda para seguir na liderança do segmento de SUVs

Início do novo milênio. Mercado de automóveis de luxo, no geral, sobrevivendo aos trancos – em alguns casos, sobrevivendo, bem da verdade. Os poucos modelos que vendiam feito pãozinho quente eram os (famigerados para uns, amados para outros) SUVs, como eram e são chamados os veículos utilitários esportivos, ou jipões de luxo para os íntimos. Entrar nesse segmento, para as montadoras, passou a ser mais que uma tentação, era questão de vitalidade mesmo.

O Cayenne chegou e logo se tornou o queridinho da categoria. Seu grande mérito foi conseguir ser percebido também como um legítimo esportivo, o que acabou impondo novos padrões para o segmento. Para quem gosta de números, as vendas do modelo ultrapassaram as mais otimistas das expectativas. Foram 276 mil unidades da primeira geração, que circulou de 2002 a 2010, e mais de 300 mil da segunda, até os dias de hoje. Em resumo: é o segundo modelo mais comercializado da marca, perdendo apenas para o 911, mas a comparação é covardia, porque este se trata de um ícone.

Foram modificadas a frente e a traseira, deixando o desenho, digamos, mais afilado. Percebem-se alterações no todo e no detalhe, abrangendo capô, faróis, lanternas e ponteira do escapamento.

Há também novidades na gama de equipamentos, como a adoção do volante multifuncional do 918 Spyder, e na motorização, que está mais potente e eficiente. Serão três versões disponíveis: além das já conhecidas Turbo e S, está sendo lançada mundialmente a S E-Hybrid, o primeiro híbrido de tomada na categoria de SUVs de luxo. Ponto para a politicamente correta Porsche. O novo modelo conta com uma bateria de tração de íon de
lítio (carregada comuma tomada elétrica ou enquanto o carro está sendo dirigido), que permite autonomia só no modo elétrico de até 36 quilômetros, dependendo do estilo de direção e da topografia da rota.

Fonte: GQ Brasil

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Tommy Hilfiger apresenta coleção True to the Blue

Marcos Carnaval na Pacha NY neste sábado 4 de Outubro