in

Problemas no orçamento ameaçam ensino de português na Universidade de Yale

O departamento de português e espanhol da conceituada universidade de Yale, está com problemas financeiros que impedem a contratação de professores colocando em perigo a qualidade do ensino, segundo fonte da instituição.

“Estes problemas são reais e resultado da crise de 2008, que ainda afeta a universidade”, confirmou à agência Lusa o professor Kenneth David Jackson.

O programa doutoral de Yale foi considerado em 2010 como o melhor do país pelo National Research Council, mas o professor Jackson diz que as questões financeiras “comprometem a qualidade do programa.”

O departamento de português e espanhol tem apenas cinco professores permanentes. Novas contratações têm sido impedidas por decisões administrativas devido a falta de orçamento, que sofreu uma quebra de 25 por cento em 2008 e ainda não recuperou.

As aulas avançadas de português têm sido canceladas nos últimos anos, para permitir que os professores possam lecionar aulas de nível inferior.

No ano passado, o jornal da universidade, “Yale Daily News”, noticiou este problemas.

“Com a transformação do Brasil numa potência económica global, mais e mais alunos estão a inscrever-se em ‘Português Elementar’, mas o pequeno departamento de Português de Yale não tem professores suficientes para suprir essa necessidade”, relata o professor Kenneth David Jackson.

Fonte: Contacto New Jersey

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Bel Saffe, um fotográfo além de seu tempo

Café torna as pessoas mais honestas, diz estudo