in

Cinco motivos para acreditar que vegetarianos vivem mais

O JAMA Internal Medicine, uma importante publicação médica mundial, divulgou um balanço de estudos sobre hábitos relacionados a uma dieta vegetariana. As pesquisas selecionadas datam de 1900 a 2013 e apontam para um denominador comum: abandonar a carne vermelha pode prolongar a expectativa de vida. Sobre essa conclusão, selecionamos cinco bons argumentos que podem comprovar a tese.

Pressão sanguínea mais baixa

Muitos estudos mostram que pacientes que se sujeitam a uma dieta sem carne possuem menos problemas de circulação – o que acaba virando um aliado contra a pressão alta. “A hipertensão é uma inflamação no endotélio, uma camada das artérias. Como a carne vermelha é um alimento iflamatório, sua exclusão causa melhora na passagem do sangue”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Vegetais (Foto: Getty Images)

 

Humor do bem

Embora almoçar na churrascaria seja uma felicidade imensa, uma pesquisa de 2012 chegou a uma conclusão preocupante ao analisar três grupos: pessoas que comem todos os tipos de carne, outras que comem só peixe, e um terceiro grupo que não comia carne alguma. Depois de duas semanas, os indivíduos adeptos do alface mostraram-se mais bem-humorados e tranquilos, mesmo sobre as mesmas situações de pressão.

Adeus, infarto

Cortar a carne vermelha do cardápio pode até doer no coração, mas ele vai agradecer daqui a alguns anos. Um grupo de 44 mil pessoas foi analisado pela equipe médica da Universidade de Oxford. A conclusão, divulgada em 2013: os que abandonaram a picanha possuem 32% menos de chance de uma doença cardíaca. O motivo? Menos gordura saturada para entupir as artérias.

Proteção contra o câncer

Outra universidade americana analisou mais de 69 mil pessoas com hábitos vegetarianos. Destas, quase 2,5 mil desenvolveram um diagnóstico cancerígeno. Acontece que os veganos – aqueles que não se alimentam de nada que venha de animais – eram o grupo com menor número de indivíduos com casos de desenvolvimento da doença.

Diabetes? Quase lenda

Em vários acompanhamentos de vegetarianos, a incidências de quadros de diabetes são mínimos. O maior controle de açúcar no sangue é o responsável pela condição saudável. “Frutas, verduras e legumes são ricos em antioxidantes que previnem a doença. Entretanto, não existe uma indicação plena de dieta vegetariana para diabéticos.

Em forma

Não é que vegetarianos são todos magros – se eles exagerarem em grão de bico, por exemplo, a calça pode ficar apertada – mas pesquisas mostram que eles possuem menos colesterol e mantém seu IMC na média. O motivo você já deve saber: eliminação de gorduras saturadas da dieta, principais responsáveis pela obesidade.

O lado negativo

Antes de sair por aí devorando saladas – e somente elas,  vale ressaltar que a dieta vegetariana também possui malefícios. Como já foi citado acima, pessoas que evitam comer carne vermelha podem apresentar falta de ferro e vitamina B12 no organismo. “Alguns mecanismos metabólicos são dependentes destes nutrientes. Entre eles, estão a circulação, além de formação de cabelos, unhas, células sanguíneas, entre outras

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Jato de7 milhões doláresum briquedo para poucos

PODE SER QUE EM 2020 NINGUÉM MAIS USE TELEFONE NO BRASIL