in

Intestino preso ou solto demais? Veja como dietas da moda afetam o cocô

Quem se alimenta de forma equilibrada, com a ingestão variada de fibras, carboidratos, gorduras e outros nutrientes, tende a evacuar de uma a duas vezes por dia. Quando as refeições saem do normal, as primeiras consequências que notamos estão justamente nas fezes, seja por a frequência de idas ao banheiro mudar (diminuir ou aumentar) ou pela alteração na consistência do cocô (para mais duro ou líquido). Diante disso, fica aquela pulguinha atrás da orelha: de que forma será que as dietas mais populares hoje em dia interferem no cocô nosso de cada dia? Conversamos com as coloproctologistas Maristela Gomes de Almeida, do Hospital Edmundo Vasconcelos e chefe do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital do Servidor Público Municipal de SP, e Vanessa Prado, cirurgiã e médica do Centro de Especialidades do Aparelho Digestivo do Hospital Nove de Julho, para desvendar esse mistério.

Como funciona: Existem algumas variações, mas o método de jejum intermitente mais adotado é aquele em que é definida uma janela de 16 horas sem comer (aproveitando as horas de sono; beber água é liberado) e de 8 horas em que é permitido se alimentar sem restrições calóricas ou nutricionais. Como afeta o cocô e a evacuação: Considerando que a pessoa coloque no prato e no copo todos os grupos alimentares e se hidrate bem, a consistência das fezes não mudará. Mas o período de barriga vazia acelera o metabolismo, altera o peristaltismo gastrointestinal (os movimentos que fazem o sangue circular e o alimento ser processado no tubo digestivo) e aumenta o número de evacuações ao longo do dia; fazer cocô três vezes ou mais na janela de 8 horas é comum.

Como contornar o que prejudique a evacuação: Caso o intestino fique preso, é necessário dar uma atenção extra à hidratação, beber muita água mesmo. Isso costuma ser o suficiente para regularizar a situação.

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Isabelle Drummond muda visual após o fim de “Verão 90” e aposta nos fios castanhos

Portugal cria visto especial para atrair profissionais de TI brasileiros