A polícia do Rio de Janeiro prendeu, na última semana, uma quadrilha que atuava desde 2008 falsificando documentos que ajudavam brasileiros a conseguirem o visto de turista no Consulado Americano no Rio de Janeiro.
O golpe funcionava da seguinte forma: brasileiros que não tinham como comprovar vínculos com o Brasil – como dinheiro na conta, emprego fixo, prestações caras, imóveis, entre outros – pagavam $7 mil (R$ 27 mil) para a quadrilha que, além de falsificar documentos, orientava essas pessoas a como se portar nas entrevistas no Consulado Americano do Rio de Janeiro, enganarem os entrevistadores e terem o visto aprovado.
O consulado americano percebeu a repetição de respostas em várias entrevistas e procurou a polícia. As investigações revelaram que a quadrilha agia desde 2008. Uma mulher que faz parte da quadrilha e quatro pessoas que pagaram pelos serviços criminosos foram presas quando ainda estavam na fila do consulado americano.
Os policiais já sabem também que pelo menos outros dois brasileiros que vivem em Boston (MA) fazem parte da quadrilha. Eles recebiam os brasileiros lá e, aqueles que não podiam pagar pelo serviço, eram obrigados a trabalhar para os criminosos. A polícia americana já foi avisada.
Uma das integrantes da quadrilha Valéria, que fazia os contatos com os interessados no Brasil, pode pegar até nove anos de cadeia por associação criminosa e uso de documento falso. Mas quem contratou os serviços da quadrilha também pode ficar preso por muito tempo.
Fonte e matéria completa: Achei USA
GIPHY App Key not set. Please check settings