in

Símbolo de Los Angeles, letreiro de Hollywood ‘esconde’ curiosidades

Construídas há 90 anos, as tradicionais letras começaram como uma ação de marketing e se transformaram no símbolo da cidade. O local, que foi ponto de suicídio de uma atriz, já ‘homenageou’ a aprovação de leis mais brandas para o uso da maconha

Instaladas inicialmente na década de 1920, as enormes letras fazem jus a sua importância com um tamanho monumental de 14m de altura por até 9,1m de largura. O local começou como uma ação publicitária e se transformou no símbolo da cidade.

Desde 2000, a polícia local instalou um sistema de segurança que detecta movimentos no perímetro das peças que quando é ativado dispara um alarme na Central de Monitoramento.

Foto datada de 1923, quando o letreiro ainda apresentava o trecho 'land' na palavra Hollywood

Poucos sabem, mas o famoso letreiro quando foi inaugurado era um ‘pouco’ diferente. Na época da instalação das enormes letras, a intenção era fazer uma ação publicitária sobre um condomínio que estava sendo construído no local que se chamava ‘Hollywoodland’. Apenas em 1949, o trecho ‘land’ foi retirado e deu origem ao atual letreiro.

No período da instalação ainda foram colocadas cerca de 4 mil lâmpadas que piscavam durante a noite para chamar a atenção de possíveis compradores.

A foto histórica mostra o trocadilho feito por Danny Finegood no famoso letreiro

Na década de 1970, as letras começaram a despencar morro abaixo e o governo local quase retirou o famoso letreiro, porém um grupo de milionários decidiu bancar a construção de um novo monumento igual ao antigo, no mesmo lugar.

Em 1932, a atriz nova iorquina Peg Entwistle que estava depressiva por não alcançar um papel de destaque na indústria cinematográfica se suicidou no local. A jovem subiu no alto da letra ‘H’ e se jogou de mais de 14 metros de altura. Ironicamente, a tão sonhada fama veio somente após sua morte com diversos relatos de pessoas que afirmam terem visto seu espírito, no Monte Lee.

Em 1973, quando o governo local sancionou uma legislação mais branda para o uso da maconha, o monumento foi ‘adaptado’ para comemorar a conquista. Utilizando panos brancos e pretos, o ativista Danny Finegood subiu no letreiro e alterou sua escrita para “Holloweed”. Em inglês, o termo ‘weed’ é utilizado para se referir a maconha.

Fonte: Eco Viagem

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Gilberto Gil embarca rumo aos EUA para palestra e turnê.

Uma Thurman aparece irreconhecível em evento