in

Você vive uma amizade bromossexual? Ela está em alta nos EUA

Uma propaganda recente para o programa “”Shahs of Sunset”, do canal de TV americana Bravo, mostra dois de seus protagonistas masculinos relaxando em espreguiçadeiras na praia. Diante de uma cena de banhistas sumariamente vestidos, os melhores amigos Reza Farahan e Mike Shouhed olham para diferentes objetos do desejo: Farahan para homens musculosos, e Shouhed para mulheres curvilíneas.

Seus desejos distintos, que podem ter afastado homens gays e héteros uns dos outros no passado, inspiram o gesto definitivo da conexão fraternal: um “fist bump” (cumprimento com os punhos fechados).

“Mike e eu somos muito parecidos”, diz Farahan. “Ele sempre foi mulherengo, e eu sempre fui pegador. Na propaganda, estamos vivendo um momento, e é o mesmo momento. A única diferença é que estou olhando para os homens e ele, para as mulheres.”

O autor irlandês Jarlath Gregory vê essa ligação como nova para a cultura e familiar para ele. Seu mais novo romance, “The Organised Criminal” (“O criminoso organizado”, em tradução livre), gira em torno de uma amizade fraternal entre um gay e um hétero.

“Esse tipo de relacionamento fácil não seria verossímil para o grande público 10 anos atrás”, diz Gregory, 38, que é gay. “Uma das coisas de que meu editor gostou a respeito do meu livro é que essa amizade era algo que não víamos com muita frequência antes.”

Pelo menos não na cultura pop. É claro, sempre houve amizades entre gays e héteros, mas só recentemente eles passaram a ser representados com mais destaque e naturalidade em séries de TV, filmes, livros e blogs.

Muitas vezes existe em jogo um senso tradicionalmente masculino de familiaridade nessas representações, exalando um sentimento peculiar o suficiente para sugerir um termo próprio: relacionamentos bromossexuais [junção das palavras “”bro” (“irmão”) e “homossexual”].

A representação crescente deles contrasta com uma que acabou se tornando um clichê: a conexão entre uma mulher heterossexual e seu melhor amigo gay.

Fonte: UOL

What do you think?

Written by Ricky Terezi

Jornalista, produtor cultural, agora blogueiro, filho de Terezinha e Alvimar.
Natural de Montes Claros-MG. Mora em New York.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Edifício em construção em Los Angeles terá robôs no lugar de porteiros

Índia: Templo para ratos e comedores de cadáveres